Transmissão ao vivo, também conhecida como live streaming,é um serviço em tempo real, ou seja, em que os sinais de áudio e vídeo são transmitidos de maneira instantânea nos canais digitais.
Cada vez mais comum, é um mercado altamente em expansão e geralmente todas as redes sociais já contam com as ferramentas necessárias para este tipo de transmissão. Mas, para garantir o sucesso, conhecer os equipamentos é imprescindível para manter a qualidade do conteúdo. Neste post você vai conferir e descobrir a importância deles.
Sem a câmera é impossível fazer qualquer tipo de transmissão e a escolha será influenciada por fatores como orçamento, objetivo da live, estratégia e a mídia social usada. Se a grana estiver curta, por exemplo, o evento pode ser filmado por um smartphone ou uma webcam. É fundamental que os recursos tenham a capacidade de gravar em alta resolução – pelo menos em HD – a fim de ter imagens de qualidade.
Os modelos de câmeras que conseguem captar definições melhores de imagens e que contam com recursos avançados de captura são os modelos profissionais ou semiprofissionais DSLR. Os preços variam de acordo com o modelo e podem variar entre R$ 1 mil ou mais de R$ 6 mil. Neste caso, sempre vale a pena pesquisar, para tentar encontrar o melhor custo benefício.
Ruídos e sons podem comprometer a qualidade da sua transmissão e ainda atrapalhar a informação transmitida. Por isso, o microfone é outro acessório fundamental para o sucesso da sua transmissão ao vivo.
No mercado, existem vários tipos e modelos que variam desde o básico ao profissional. Pesquise e nem pense em usar os microfones embutidos que ficam no computador, pois isso vai prejudicar o áudio do seu conteúdo.
A iluminação também influencia diretamente a sua transmissão, e quanto mais profissional for, melhor. Imagem escura e sem nitidez podem atrapalhar a experiência de quem está assistindo à live.
Lembre-se de que as pessoas estão demonstrando interesse em assistir ao seu conteúdo, por isso, cuidar de cada detalhe é tão importante. Para conseguir fazer uma boa iluminação, existem vários recursos como softboxes, difusores de luz, tripés, entre outros.
A sua transmissão está preparada para ser repassada em tempo instantâneo? Qual internet está sendo usada? Uma dica é evitar conexões instáveis como, por exemplo, 3G e 4G. A mais recomendada é a banda larga, pois está sujeita a menos queda e interferência.
Além disso, procure conectar o dispositivo de forma direta ao modem. E, se não for possível, cheque se o sinal do wi-fi é estável ou tem muita interferência. E, não se esqueça de se preocupar com o local da gravação.
O que as pessoas vão enxergar quando assistirem ao seu conteúdo? O que vão visualizar? Cuidar do lugar é muito importante, por isso, escolha um local aconchegante e que não tenha tanto barulho, para que a informação seja repassada de forma clara. Ao montar os cenários, foque a atenção do público em você. Logo, nem pense em usar fundos que tenham muitas distrações.
Depois dessas dicas, é só você começar a se interagir com o seu público. Antes de começar, divulgue a sua transmissão e cuide de cada detalhe da estratégia, para que você possa alcançar os resultados necessários.