Eventos esportivos costumam ser um dos grandes picos de audiência das transmissões televisivas. Seja uma partida de Copa do Mundo, as finais da NBA ou a grande decisão da liga de futebol americano, a NFL, todas atraem a atenção de milhões de espectadores espalhados pelo mundo.
Com o avanço da tecnologia e o uso constante das redes sociais, as pessoas tem acesso a ainda mais detalhes dessas transmissões, o que despertou interesse dessas empresas e hoje vemos, por exemplo, o Facebook, a maior rede social do mundo na atualidade, adquirindo direitos exclusivos para transmitir jogos de futebol da Liga dos Campeões da Europa, deixando emissoras de TV aberta sem poder passar as partidas.
Essa nova realidade é positiva? Quais os impactos que trará para o futuro recente do interesse das pessoas pelos esportes? É sobre isso que falaremos nesse texto. Siga na leitura e confira!
O perfil do brasileiro que consome esportes
O Brasil não é conhecido como “País do Futebol” apenas pelo fato da seleção nacional ter vencido cinco vezes a Copa do Mundo. A nossa nação possui uma relação histórica com o futebol que vai muito além da visão superficial que uma análise simples pode realizar. O esporte já foi usado inúmeras vezes por aqui como forma de propaganda política, como em 1950 ou até mesmo recentemente, em 2014 e 2018.
Mas o que isso quer dizer? Temos uma relação tão próxima com o futebol e esportes que consumimos quase tudo que a televisão tem por mostrar. Isso é comprovado na expansão do interesse pelo futebol europeu, por exemplo. As TVs transmitem campeonatos mais campeonatos e isso colabora para aumentar as discussões a respeito daquele torneio.
Transmissão de esportes por redes sociais
Justamente por esse interesse em consumir esporte, o valor a ser pago para ter o direito de transmitir as competições é cada vez maior. Muitas empresas televisivas têm deixado de mostrar partidas por esse motivo. Aconteceu recentemente com a TV Bandeirantes e até mesmo com a Globo, que não teve os Jogos Olímpicos de 2012.
Isso abriu espaço para que serviços de streaming como a recente DAZN e a poderosa rede social Facebook entrassem no mercado. Com o fim dos canais Esporte Interativo e sua migração na televisão para outros canais do Grupo Turner (Space e TNT, por exemplo), o Facebook tem direito de transmitir jogos exclusivos da Liga dos Campeões da Europa.
Mas não somente o futebol está presente nas redes sociais. A liga brasileira de basquete, o Novo Basquete Brasil (NBB), tem jogos transmitidos exclusivamente pelo Twitter e pelo Facebook.
Uma nova era das transmissões esportivas
É impossível não dizer que vivemos um momento de transformação no modo de assistir eventos esportivos. Na verdade, essa mudança acontece em toda a relação que temos com a televisão e os meios de comunicação. A “nova era” que chega com o streaming e as redes sociais tende a aumentar o alcance, pois ainda aqueles que cobram um valor para o acesso, acabam por ser mais baratos do que pagar por um pacote de TV por assinatura. A grande problemática está na qualidade da conexão de internet no Brasil, que ainda está muito abaixo do necessário.
Mas, isso não irá impedir que as transformações sigam por acontecer. Nos resta acompanhar de perto cada novo passo dado e o que mais de novo virá nos próximos anos.