Já não é nenhum segredo a dimensão que as redes sociais ganharam na vida das pessoas no mundo contemporâneo. Se no início, o seu uso era por questões de natureza puramente particular, fosse para comunicação, diversão ou qualquer outro detalhe, hoje ela ultrapassou essa fronteira e também ganhou contornos profissionais.
E com ganhos reais (e ás vezes substanciais)! E quando falamos de ganhos, não estamos falando apenas a respeito de anúncios, fontes já consolidadas de receita, mas de outra forma real de ganho: as transmissões ao vivo.
As famosas live e as watch parties tomaram de assalto as redes sociais e se consolidaram não somente como recursos de entretenimento e/ou comunicação, mas também como formas de empresas e profissionais autônomos exercitarem ações importantes no desenrolar de seus trabalhos. E gerando resultados financeiros importantes.
Atualmente, várias organizações e profissionais liberais utilizam o dito recurso para ações pontuais, porém importantes dentro do ciclo de desenvolvimento de seus negócios.
E em nosso artigo de hoje, iremos lhe falar a respeito das diversas possibilidades de ganhar dinheiro através da tendência das transmissões ao vivo pela web.
As (reais) possibilidades de ganho com as transmissões
Esqueça as monetizações feitas em plataformas como o YouTube (não, ato falho. Não precisa, tampouco, se deve esquecê-las… rs). Vendas de produtos e serviços e anúncios também são outras formas de rentabilizar seu trabalho de gerar conteúdo e disponibiliza-lo através desses canais.
Contudo, uma regra extremamente importante para quem pretende ganhar dinheiro através da Internet é que: algumas regras do mercado chamado “real” não mudam no mercado “virtual”. E quais seriam algumas delas?
A primeira, inclusive óbvia, é a de que seu vídeo deve ter qualidade. Principalmente considerando-se a tsunami de vídeos, gratuitos inclusive, que invadem a rede todos os dias.
E, baseado nessa característica, vem a segunda: você deve pensar em como diferenciar seu produto para que alguém pare o que esteja fazendo e se disponha, ainda, a pagar para vê-lo.
Terceira: Existe um público alvo para o seu produto? Teoricamente, todo e qualquer conteúdo pode ser transmitido ao vivo pela rede. Alguns exemplos os quais já são bastante corriqueiros são palestras, aulas, workshops, webinars, dentre tantos outros.
Então, é importante que você se questione (pesquise e comprove, acima de tudo) se você consegue produzir um conteúdo que gere valor para algum público em especial.
Qual é a grande vantagem da transmissão ao vivo?
O conteúdo que é transmitido ao vivo permite e gera uma interatividade instantânea entre o público e o transmissor. Isso possibilita que sua marca ganhe uma impressão muito mais forte na mente da audiência e consideravelmente maior do que através de um conteúdo gravado.
E é realmente considerável. Algumas estimativas apontam que o nível de interação entre as pessoas que assistem a uma transmissão ao vivo e os exibidores é até 10 (dez) vezes maior da ocorrida em um vídeo gravado!
Quais são as possibilidades de monetização relacionadas às transmissões ao vivo
- Pay per view: Essa é uma alternativa bastante adequada, caso o evento que você intencione transmitir ao vivo seja pago. Basta utilizar as ferramentas de pay-per-view para criar a possibilidade de que os expectadores comprem a entrada para assistir ao evento online ao vivo.
- Live shopping: Já assistimos certamente (principalmente se você tem mais de trinta anos) a “programetes” na TV aberta onde era feita a divulgação de determinados produtos e depois informado um número de telefone para que as pessoas interessadas pudessem comprar. Esse é o ancestral do que hoje chamamos de live shopping ou compra ao vivo.
Crie um conteúdo informativo sobre seus produtos e/ou serviços e incorpore a sua transmissão um link, por exemplo, para que seu público alvo possa ter acesso aos mesmos.
- Influenciadores: Se for possível ter um “digital influencer” em sua transmissão, isso seria ótimo! Sua presença no evento ao vivo aumentaria, consideravelmente, a interatividade para com seu público alvo, o engajamento e, por tabela, o impulso para que a audiência se interesse e adquira o produto/serviço.
Mas atenção! Crie um roteiro para a apresentação do mesmo que, de fato, demonstre os reais benefícios da compra para os interessados. Não escore todo o esforço de venda na figura do influenciador digital. Como dissemos no início, algumas regras jamais mudam.
- Oferta relâmpago: Uma das principais características das transmissões ao vivo pela internet é o senso de urgência que ela imprime àqueles que a assistem. Dessa forma torna-se bastante eficaz incluir na mesma uma oferta cujo prazo de validade seja exatamente o da duração da transmissão, como por exemplo, “os 50 primeiros a contatar ganham um brinde, ou desconto de 20%”.
Tenha cuidado para não desvalorizar o produto/serviço com esse mecanismo. Existe o senso de urgência, porém isso não significa que a oferta deva arranhar sua imagem. Seja comedido no desconto, por exemplo.
- Recompensas para divulgadores: Outro aspecto herdado dos negócios ditos “reais” é o fato de recompensar àqueles que lhe são fiéis. Vários benefícios podem ser dados àqueles que divulgam ou a própria transmissão ou um link de vendas relativo ao produto/serviço transmitido.
Tal ação tem o poder de:
– Aumentar a audiência para as lives atuais e futuras;
– Aumentar o engajamento do seu público;
– Dar mais musculatura para suas estratégias de Marketing Digital ao Vivo, ou live marketing.
6) Crowdfunding: A eficiência do uso dessa técnica depende do tipo de produto/serviço que esteja sendo veiculado em sua transmissão. Caso a natureza de seu produto/serviço seja instituições públicas, do terceiro setor ou ONGs, a prática de solicitar doações encontra um grande canal através das transmissões.
Que recursos eu tenho para garantir a qualidade da minha transmissão?
Como mencionamos bem no início desse artigo o YouTube e o Facebook são redes sociais nas quais as transmissões ao vivo são muito frequentes. O Twitter, rede que cresceu muito nos últimos anos, possui um aplicativo específico para tal, o Periscope.
Contudo, enquanto ferramenta de transmissão, uma excelente opção é a Netshow.me Live.
Outra regra “antiga” que não pode ser esquecida é a da divulgação de seu evento a ser transmitido ao vivo. Use as próprias redes sociais para divulgá-lo. E-mail marketing também pode ser bastante útil.
Como tivemos a oportunidade de ver, as transmissões ao vivo pela Internet podem ser uma forma bastante eficiente e lucrativa de ganhar dinheiro. Para tal uma mistura bem equilibrada e balanceada entre o “antigo” com o “novo” oferece, sem dúvida, oportunidades muito maiores de sucesso.