As transmissões ao vivo têm se tornado uma verdadeira mania ultimamente. Cada vez mais plataformas têm se guiado para essa direção: Youtube Live, Facebook Live, Twitter Live, entre outras, todas já perceberam essa tendência: as pessoas adoram experienciar as coisas online em tempo real. O potencial de transmissões ao vivo, ou “livestreams”, tem se tornado cada vez maior, especialmente para eventos de interesse global. As transmissões ao vivo proporcionam para as pessoas a oportunidade de participar de um evento, mesmo se não puderem estar presentes fisicamente.

O vídeo tem se tornado um dos aspectos centrais do desenvolvimento de tecnologias de eventos na última década. Oferecendo os melhores meios de se criar um registro do seu evento e proporcionar ótimos conteúdos para divulgação em diversas plataformas, o vídeo vem se tornando uma ferramenta de marketing muito forte.

Com o advento de cada vez mais plataformas e aplicativos se interessando pelo assunto, tem havido um grande salto nas tecnologias de transmissão ao vivo, tornando-se assim uma ferramenta de custo baixíssimo, e criando novas e ótimas oportunidades para a indústria dos eventos ao vivo.

Um dos maiores enganos que se comete ao pensar em “livestream” é achar que só faz sentido para eventos grandiosos. A transmissão ao vivo de vídeo vale a pena nos mais variados tamanhos de evento, incluindo pequenos shows ou eventos corporativos que precisem de um alcance global.

Alguns fatos interessantes:

  • 30% das pessoas que assistem uma transmissão ao vivo irão participar do mesmo evento pessoalmente no próximo ano.
  • Transmitir seu evento não precisa necessariamente ter alto custo. Na verdade, existem inúmeros meios de se fazer isso com baixo orçamento, já que existe um grande número de plataformas gratuitas.
  • 52% dos publicitários colocam o vídeo como o conteúdo com o melhor ROI (Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido.)
  • De acordo com o Facebook Live, a retenção de tempo assistido em vídeos ao vivo é 3 vezes maior, e as interações por comentários é de 10 vezes mais que vídeos gravados.

Para eventos com objetivo de se espalhar informação ou vender algum tipo de produto e/ou serviço, a transmissão ao vivo é especialmente vantajosa. Os motivos são:

Transmissões Ao Vivo podem gerar uma audiência maior

Qualquer evento tem uma limitação geográfica, não importa onde seja. A transmissão pela internet torna acessível para uma audiência de âmbito global. Isso quer dizer que o número de pessoas participando em seu evento pode ultrapassar qualquer limitação física.

A Transmissão Ao Vivo atribui urgência ao conteúdo

Caso você esteja transmitindo seu evento como algo único daquele momento, seu conteúdo ganha um ar de raridade e urgência. Usuários online tomam postura passiva sobre conteúdos que eles podem acessar de forma regular, mas se sua transmissão está disponível somente naquele momento, a urgência e exclusividade pode causar certa comoção nas pessoas.

Transmissões Ao Vivo trazem um forte canal de interações com o público

A transmissão por redes sociais proporciona uma plataforma aberta de interação com o público, dando a oportunidade de se perguntar questões cruciais sobre o evento, marca, produto, etc.

É crucial que se tenha em mente a importância de se ter profissionais de audiovisual e marketing por trás das suas transmissões para que se tire o máximo proveito dessa experiência.